segunda-feira, 26 de maio de 2008

Chega de eufemismo! Quem joga lixo no chão é porco.

Certo dia, uma garota pediu que eu jogasse uma lata de refrigerante pela janela do ônibus. Horrorizada pela falta de pudor dela ao me pedir que executasse algo tão repugnante, com a mesma naturalidade de quem pede para fechar uma janela, fui tachativa. _ Eu não jogo nada na rua, mas a janela é pública. Jogue você! Se quiser._ Ela arregalou os dois olhos, foi quando percebi que por mais chocada que eu tivesse ficado com o “pedido” dela, a surpresa maior não era a minha. Senti naquele momento que ela jamais esperava tal reação.
Depois de um tempo, acho, tentando digerir minha resposta, ela disse: _Eu não pedi que você jogasse pela janela, mas sim que colocasse aí, no canto do ônibus. _ Incrível a inútil tentativa dela de parecer menos mal educada. _Mas eu também não jogo nada no chão._ respondi de imediato. Tenho aversão a todas essas pessoas que jogam lixo no ônibus achando que: _Ah!... Aqui não tem problema porque tem quem limpe no fim do dia._ Depois, estas mesmas pessoas reclamam da sujeira e da presença das habitantes cascudas, as baratas.
Algumas pessoas certamente vão pensar que fui muito rude com a garota, mas acho que não. Tenho certeza que daqui pra frente ela vai pensar duas vezes antes de jogar qualquer coisa na rua.
Afinal, ao contrário do que possa parecer, eu não nasci com este pensamento. E mesmo que minha mãe tivesse insistido em me dizer que aquilo era errado e ter me feito voltar várias vezes para apanhar o lixo que, vez por outra, eu jogava no chão. A minha consciência só foi despertada quando, num belo dia, ainda criança, andando por numa rua quase deserta e não encontrando um lixo para me desfazer da minha lata de refrigerante, joguei-a discretamente ao chão, acreditando que ninguém estivesse vendo.
Porém, ao entrar em contato com o chão, o barulho da lata, na rua em silêncio, foi flagrante. Ouvi então uma voz gritada atrás de mim. _Ê porca!... Pra que jogar lixo no chão?_ Não tive nem a coragem de olhar pra trás e até hoje, mesmo em época de carnaval não tem nada que desperte mais a minha angústia do que ter de me desfazer de uma lata no meio da avenida.
Desculpas para justificar o ato de joga lixo no chão. Já ouvi diversas. Inclusive de cunho social. _Se não jogarmos o lixo, tiraremos o emprego do gari._ A estas pessoas, tão preocupadas com o bem estar dos garis, devo assegurá-las de que areia e poeira sempre existirão para serem varridas.

2 comentários:

Maíra disse...

Aos interessados em tornarem-se autores deste blog, basta somente enviar um e-mail para maysilsant@gmail.com solicitando o cadastro do e-mail.

ROBson disse...

Maira, parabéns pela sua postagem, estou com um grupo no facebook onde estamos falando em lutar por um mundo melhor... acabei achando sua postagem... peço autorização para postar na página como exemplo... achei interessante, vou indicar seu blog, pois o crédito é todo seu. agradeço desde já. Caso você nao concorde eu retiro imediatamente.
Mais uma vez parabéns pela postagem e muito obrigado.

ah a página do grupo se você quiser visitar é http://www.facebook.com/groups/148138378650469/

obrigado.