sexta-feira, 6 de junho de 2008

Atitudes que merecem aplausos

O Colégio Evangélico Augusto Pestana (CEAP) situado em Ijuí, município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul, tem como filosofia a contribuição na construção de uma sociedade mais humana, menos individualista e mais justa.

Até aí, tudo isso poderia ser demagogia, ou mais um dsicurso vazio. Entretanto, o CEAP, com o objetivo de focar e sensibilizar para questões sócio-ambientais, está realizando durante esta semana, a 2ª edição da (Semana “D” atitude - Conspiração a favor da vida), envolvendo todos os alunos de todas as séries (da educação infantil ao 3º ano do ensino médio)

Serão realizadas atividades das mais variadas e interessantes: Discussões; campanhas com direito a cartazes, feitos pelos alunos, espalhados pela cidade; palestras; seminário; oficinas; jogos e pesquisas abordando temas como: Os profissionais e suas responsabilidades sócio-ambientais; as escolhas e responsabilidades do século XXI; cuidado com a vida na adolescência; uso e destino do papel; reciclagem e reaproveitamento de materiais; o problema e a solução para o consumo exagerado de copos descartáveis; relacionamento entre os colegas na escola; vivências e sensibilização com a natureza, entre outras atividades.

A vice-diretora do colégio, professora Mônica Brandt, afirma que a intenção é fazer a parte deles na busca por soluções para os problemas do planeta, sejam eles no âmbito da sustentabilidade ou das relações sociais. Afirma, ainda, que o CEAP considera esta busca um dos grandes compromissos da Educação baseando-se, para isso, na proposta da Agenda 21.

É ou não é um grande exemplo a ser seguido? Quem dera todas as escolas realizassem atividades deste porte e com esta profundidade. Principalmente nos grades centros urbanos. Onde a maioria das instituições de ensino trabalha este assunto de maneira bastante superficial. Neste caso, ainda bem que existem as exceções. Salva de palmas, para o CEAP!!! Nota 10!!!

Por Maíra Santos

Nenhum comentário: